sexta-feira, 27 de novembro de 2009

RESUMO

Jornalismo esportivo deu origem ao jornalismo especializado, ao narrar e descrever opiniões a respeito de uma partida de futebol com jornalistas que entendem do assunto para um público que também entende.

O cronista esportivo, muitas vezes, pode acrescentar a um evento real, imagens e conceitos que modifiquem ou comparem o ambiente e os indivíduos a relatos quase mitológicos.
Nelson Rodrigues, por exemplo, definiu o jogador Garrincha como o “Gênio das Pernas Tortas”. Na Crônica esportiva já se tornou clichê o seguinte termo : “Maracanã – O templo sagrado do futebol”.

Sabemos que ninguém vai ao maracanã para rezar sob algo intocável e santificado, mas a crônica esportiva por sua vez, criou mitos sobre os grandes jogadores de futebol e sobre o Maracanã, estádio em que se cultua e se assiste os grandes espetáculos esportivos.

A crônica começou a ganhar força no Brasil no início do século XX, e o jornalista Mário Filho desenvolveu uma nova forma de descrever o futebol para os torcedores, utilizando títulos criativos, adjetivos e metáforas que construíam um novo imaginário sobre o esporte que viria a ser valorizado e utilizado por vários jornalistas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário