Crianças (a grande maioria meninas) que ainda nem chegaram à adolescência já tem o hábito de não saírem de casa sem passar um batom e o que fazer quando as crianças largam muito cedo as bonecas para se dedicar aos cuidados com a beleza, muitas mães se perguntam se é normal essa vaidade tão precoce e os especialistas afirmam que muitas vezes os pequenos são influenciados pela própria família a usar a roupa da moda, esmalte e até a fazer depilação. Sendo assim os ursos de pelúcia dividem espaço com a maquiagem e outros acessórios de beleza, e ainda há casos em que as meninas dão suas bonecas para abrir espaço aos produtos de beleza, enfim a vaidade tem começado cada vez mais cedo e muitas dessas meninas têm uma preocupação maior que muita gente grande.
A psicóloga Lúcia Marmulstejn ensina sobre como lidar com a vaidade cada vez mais precoce nas crianças, ela afirma que a vaidade moderada faz parte da construção da auto-estima, mas a situação é diferente quando a preocupação com a beleza extrapola e transforma a criança em uma miniadulta, o que gera uma disparidade social, emocional e cognitiva. “A criança pode pedir muitas coisas, não precisa ser maquiagem, pode até ser para dirigir o carro. Mas cabe aos pais impor limites, dizer sim ou não”, diz.
Hoje as crianças podem ser influenciadas logo cedo tanto pela mídia que podem ser prioriza o culto à beleza, quanto por mães muito vaidosas. Hoje em dia observam-se em salões de beleza meninas de dois, três aninhos, pintando as unhas e as mães achando isso o máximo, maravilhoso. Quanto ao esmalte as irritações e alergias podem se manifestar como coceira, vermelhidão e inchaço tanto em volta das unhas como em locais à distância, como pálpebras.
Com relação às mães, algumas acreditam que a mulher tem de ser feminina e tem por obrigação ser vaidosa, e esses hábitos, como fazer mão, pé, depilação, devem ser cultivados desde criança. Estímulos vindos não só das mães como também da televisão, da internet e das outras crianças, fazem com que as meninas adotem atitudes cada vez mais precoces na maneira de agir, de se vestir e de se preocupar com a aparência, o movimento começa com meninas de oito ou nove anos fazendo pé, mão e cabelo uma vez por semana, há não muito tempo elas iam ao salão e só limpavam as unhas, mas agora fazem francesinha, usam esmaltes de cores fortes, unhas decoradas, enfim tudo que tem a se fazer de novidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário