quinta-feira, 26 de novembro de 2009

SAÚDE E BELEZA DAS UNHAS

Você sabia que no Brasil o numero de mulheres no país é como se fosse de 98 homens para cada grupo de 100 mulheres? E é por este fato que resolvemos nos abranger no universo feminino, as mulheres são a maioria no publico das midias, se falando então na area de cosmeticos e embelezamento esse numero cresce ainda mais.
Para a maioria das mulheres se falar em beleza vem a mente uma série de fatores e neles envolve certamente o universo das unhas. O assunto nunca termina ainda mais quando descobrimos algumas coisas curiosas por exemplo como surgiu o habito de pintar as unhas, as doenças mais comuns e as mais complicadas que aderem nossa unha nos famosos saloes e clinicas de esteticas, e o que as crianças e homens pensam sobre o assunto já que a mulher ja esta acostumada com esse tipo de informação e habito.

Veja como tudo começou

O culto à beleza das unhas vem da antiguidade, as primeiras unhas pintadas surgiram provavelmente na China, por volta de 3 000 a.C. as cores do "esmalte" estavam relacionadas com a posição social do indivíduo, tanto o homem como a mulher. Durante a dinastia Chou, no século 7 a.C., apenas os membros da família real podiam usar uma pasta dourada ou prateada na unha - as cores reais mudariam mais tarde para vermelho e preto. Ao redor do ano 30 a.C., pintar as unhas era moda também entre os egípcios, que mergulhavam os dedos em tintura de hena, as mulheres das classes menos favorecidas só estavam autorizadas a pintar as unhas com tons claros, no reinado de Cleópatra, por exemplo, só ela podia usar vermelho para colorir sua unha e desobedecer à ordem dava punição severa - às vezes, até morte.

Os primeiros esmaltes eram feitos de uma mistura de goma arábica, cera de abelha, clara de ovo e gelatina, tudo começo com lacas derivadas de goma e resina natural, dissolvidas em óleo, de secagem lenta, após a evaporação a película absorvia a poeira e saía com facilidade, mais o mais parecido com o atual, foi criado na China no século III a. C. Depois foi a vez do vermelho e dos tons metálicos: os reis pintavam suas unhas como sinal de nobreza, sempre com as cores vermelha e preta que logo foram substituídas pelo dourado e prateado, ja no Império Romano passou-se a valorizar o polimento das unhas, que em geral era feito com materiais abrasivos.Hoje, o esmalte é uma variação da tinta usada em pintura de carros.

Doenças contagiosas

É muito comum que doenças nas unhas apareçam após um dia de princesa em casa, salões ou clinicas de estéticas, a causa disto? Aparelhagem mal esterilizada seria um dos problemas, fora o manuseio delas pelo profissional da área que em tais vezes exageram com famoso “cutucar os cantinhos”, é um, habito quase que corriqueiro das manicuras e pedicuras, em muitas vezes estes hábitos leva até a unhas encravadas e onicomicose, que é uma especie de fungo que instala nas unhas facil de pegar com estes tipos de aparelhos da area da estetica, distribuindo para as outras pessoas de forma contagiosa porem alguns tipos de doenças nas unhas podem ser evitados com simples atos como:

• não corte as unhas até o "sabugo", deixe sempre uma pequena porção da borda livre.
• não corte as unhas dos pés pelos cantos, isso evitará que elas encravem.
• não retire ou afaste as cutículas, elas protegem a matriz ungueal da ação de substâncias químicas e/ou microorganismos.
• evite usar endurecedores de unha, eles podem causar ressecamento e manchas.
• qualquer alteração como bordas desfolhando ou quebrando, manchas, descolamento ou espessamento da unha, procure um dermatologista para o correto diagnóstico e tratamento.

IMPORTANTE

• Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios.

Homens: Os maiores solidários com nossos atos
Pesquisas revelam que mulheres se arrumam basicamente para outras mulheres, a percepção delas são realmente mais profundas e criticas nesse caso as unhas também não passam despercebidos, unhas bem feitas e compridas sinônimo de beleza unhas curtas mal feitas e encravadas, sinal de relaxamento e desleixo da mulher, será que os homens também notam isso? Apesar das críticas quanto às mulheres vaidosas, que demoram muito para se arrumar, que gastam tudo o que podem em futilidades, etc., ainda assim eles acreditam ser muito importantes para o relacionamento, elas sempre estarem cheirosas e bem arrumadas, essa opinião chega a ser quase unânime entre eles.
A nova geração
Crianças (a grande maioria meninas) que ainda nem chegaram à adolescência já tem o hábito de não saírem de casa sem passar um batom e o que fazer quando as crianças largam muito cedo as bonecas para se dedicar aos cuidados com a beleza, muitas mães se perguntam se é normal essa vaidade tão precoce e os especialistas afirmam que muitas vezes os pequenos são influenciados pela própria família a usar a roupa da moda, esmalte e até a fazer depilação. Sendo assim os ursos de pelúcia dividem espaço com a maquiagem e outros acessórios de beleza, e ainda há casos em que as meninas dão suas bonecas para abrir espaço aos produtos de beleza, enfim a vaidade tem começado cada vez mais cedo e muitas dessas meninas têm uma preocupação maior que muita gente grande.

A psicóloga Lúcia Marmulstejn ensina sobre como lidar com a vaidade cada vez mais precoce nas crianças, ela afirma que a vaidade moderada faz parte da construção da auto-estima, mas a situação é diferente quando a preocupação com a beleza extrapola e transforma a criança em uma miniadulta, o que gera uma disparidade social, emocional e cognitiva. “A criança pode pedir muitas coisas, não precisa ser maquiagem, pode até ser para dirigir o carro. Mas cabe aos pais impor limites, dizer sim ou não”, diz.

Hoje as crianças podem ser influenciadas logo cedo tanto pela mídia que podem ser prioriza o culto à beleza, quanto por mães muito vaidosas. Hoje em dia observam-se em salões de beleza meninas de dois, três aninhos, pintando as unhas e as mães achando isso o máximo, maravilhoso. Quanto ao esmalte as irritações e alergias podem se manifestar como coceira, vermelhidão e inchaço tanto em volta das unhas como em locais à distância, como pálpebras.

Com relação às mães, algumas acreditam que a mulher tem de ser feminina e tem por obrigação ser vaidosa, e esses hábitos, como fazer mão, pé, depilação, devem ser cultivados desde criança. Estímulos vindos não só das mães como também da televisão, da internet e das outras crianças, fazem com que as meninas adotem atitudes cada vez mais precoces na maneira de agir, de se vestir e de se preocupar com a aparência, o movimento começa com meninas de oito ou nove anos fazendo pé, mão e cabelo uma vez por semana, há não muito tempo elas iam ao salão e só limpavam as unhas, mas agora fazem francesinhas, usam esmaltes de cores fortes, unhas decoradas, enfim tudo que tem a se fazer de novidade.

Novidade no comercio das unhas

Uma simples cor de esmalte depois de uma hora de tratamento para deixá-las limpinhas e pronta para a finalização de personalidade nas cores já não é o suficiente para as mulheres modernas, a nova tendência no mercado vem crescendo com as famosas unhas artísticas, a rosa linda que você viu em um jardim, as listras de cores preferidas, os personagens de desenhos mais variados e até mesmo bandeiras de paises diversos vem sendo motivos para as demonstrações de personalidades da mulherada. Fato que as manicuras agradecem, pois uma simples unha cobrada com o preço normal em muitas vezes chegam a dobrar de preço. As mulheres felizes com estilo próprio e a profissional cada vez mais especializada e mais bem remunerada financeiramente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário