quinta-feira, 26 de novembro de 2009

JORNALISTA DE MODA

O Jornalista de Moda apareceu pela primeira vez em 2005, graças a idealização e algumas habilidades internáuticas de Suelen Oliveira. Além de uma ferramenta para praticar textos jornalísticos que se aprende na faculdade, o blog é também um lugar comum para se falar de assuntos de todos os interesses, até mesmo moda e comportamento, jornalistas em carreira solo, mostram a moda nacional e internacional para atualizar os aficcionados pelo fashion word.
Ser jornalista de Moda é mais do que narrar desfiles ou comentar roupas, é se dedicar a um mundo que alimenta o imaginário individualista do homem moderno. Esta é uma das áreas que mais movimenta capital, a Moda faz parte do cotidiano: é um fenômeno político, antropológico e, acima de tudo, social.

A história do jornalismo relata que as revistas dedicadas ao público feminino nasceram “sob o signo da literatura”, nos primeiros tempos de folhetins, quase todas eram gazetas literárias que prescreviam a moda, e entre a moda e literatura, a imprensa feminina brasileira era construída, muitas vezes nascidos por causa da moda em vestuário, os veículos femininos utilizaram-se do que era novo, que é fundamental no sistema da moda e que passou a contaminar todos os outros conteúdos publicitários a seu lado. A moda impulsiona a imprensa feminina e é por ela impulsionada.

Entretanto, a espécie “jornalismo de moda” é ainda considerada jovem, pois só recentemente foram criados prêmios, cursos de especialização e seminários de moda, apesar da maturidade na trajetória de revistas como Vogue, Harper’s Bazaar e Elle; é, ainda, recente a especialidade das revistas exclusivas de moda. A moda pode ser reportada em editorial, crônica, entrevista, matérias-perfis ou de desfiles, resenhas de livros e exposições, edições especiais, cadernos culturais e o texto de moda na imprensa contemporânea incorpora novas facetas, apesar de que, “convencionalmente”, é um relato sobre roupas e acessórios, e que também mistura em suas páginas conteúdos e editorias com material publicitário, por isso, a descrição no texto de moda busca atrair e impressionar o espectador, por muito tempo, isto é, seduzir especialmente a espectadora.

Atualmente, no entanto, é preciso destacar que não só a imprensa feminina dedica suas páginas à moda, como também com o tempo, a mídia impressa ampliou o leque de publicações que abarca a moda e assim, o homem passa a compor um novo público-alvo para os difusores da moda. A imprensa masculina exemplarmente lembrada por Playboy, Universo Masculino, Vogue Homem e Men’s Health adiciona fotografias de moda masculina, associando-a a um estilo de vida sofisticado.

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