sexta-feira, 27 de novembro de 2009

MEIOS

Quando se trata de Jornalismo Cultural, diversos meios de comunicação atuam na área. São os casos das revistas CAROS AMIGOS, CONCERTO, CULT e da revista BRAVO, essa última trata de assuntos culturais e artísticos: música, teatro, literatura, pintura, cinema, com artigos, críticas e fotos. A publicação faz análises da Bienal de São Paulo, do Festival de Cinema de Gramado e de outros eventos artísticos, e em seu caderno de ensaios críticos já escreveram Sérgio Augusto, Sérgio Augusto de Andrade, Olavo de Carvalho, Ariano Suassuna, Jorge Caldeira, Reinaldo Azevedo, entre outros articulistas.

O canal da televisão TV Cultura é outro exemplo de mídia que divulga o jornalismo cultural. Emissora pública de caráter educativo e cultural, fundada em 1969 na capital paulista, gerando programas de televisão educativos que são transmitidos para todo o Brasil via satélite e através de suas afiliadas em diversas regiões do Brasil.

É mantida pela Fundação Padre Anchieta, uma fundação sem fins lucrativos que recebe recursos públicos do governo do estado de São Paulo e de empresas privadas, através de propagandas, apoios culturais e doações de grandes corporações.

A internet é outro meio de fundamental importância para a divulgação do jornalismo cultural. Existem diversos sites sobre o assunto como o http://www.brasilcultura.com.br e o próprio site do ministério da cultura. Na área do artesanato, que será o nosso enfoque para a reportagem, existem diversas páginas na internet que falam sobre o assunto, e melhor, são sites participativos: o internauta pode acessar para aprender a fazer artesanatos, através de vídeos e fotos e/ou pode mandar sua contribuição. É o caso do site http://www.artesanatonarede.com.br e do http://www.feitoamao.net/.

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